-->

Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

ZEN - A VIDA DO MESTRE DOGEN ZENJI


Baseado na vida de Dogen Zenji (19 de Janeiro de 1200 – 22 de Setembro de 1253), um professor japonês de Zen Budista, fundador da escola Zen de Soto e filósofo importante. Abrir mão de tudo, rendendo-se ao fluxo da natureza e somente sentando-se em meditação. Isto é a essência do Budismo Zen de Dogen. No 13º século, Dogen, um jovem monge japonês viajou à China, determinado a encontrar seu verdadeiro mestre. Lá ele encontrou um monge que lhe ensinou que a meditação Zen é o verdadeiro e único caminho à iluminação. Voltando, esclarecido, ao Japão, Dogen arriscou a sua vida para divulgar o Budismo Zen, inspirando milhões de budistas que praticam ao redor do mundo hoje.

Título original: Zen
Diretor: Banmei Takahashi's
Língua original: Japonês
Duração: 127 min.

 O filme ambientado no Japão e na China, foi lançado em 10 janeiro de 2009. Retrata a vida do mestre zen budista Dogen Zenji (1200-1253 DC), durante o turbulento período Kamakura. Os pais de Dogen morreram quando ele ainda era muito jovem, e o desejo final de sua mãe era que ele se tornasse um monge e trabalhasse para o bem-estar de todos os seres. A experiência de ter perdido seus pais, deu uma visão especial a Dogen para a natureza fugaz da vida e desencadeou a sua busca pela iluminação. Ele viajou para a China e treinou para se tornar um mestre budista, mas quando retornou ao Japão para difundir o que ele aprendera como uma forma nova de budismo, foi recebido com muita resistência e repressão.


Assisti ontem a noite esse auspicioso filme sobre a vida do Mestre Dogen e confesso que me tocou profundamente aumentando ainda mais meu respeito pelo Budismo e pelos ensinamentos de Buddha. É realmente um filme tocante e recomendo a todos.


Trailer no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=94n2hDg-vTg

Nenhum comentário: