-->

Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

CONECTIVIDADE

Compartilho abaixo alguns preciosos trechos do Livro "Afinal, quem somos" sobre Física Quântica, do Físico Moacir de Araújo Lima. Boa reflexão !

"...Na visão tradicional, éramos máquinas, sem consciência. Uma máquina se pode descartar, matar, jogar no lixo, pois se não temos consciência, e entenda-se aí uma variante do nome espírito, podemos agir sem consciência.
Mas o Universo quântico é como um gigantesco organismo altamente conectado em termos de espaço e tempo e, sendo assim, o que faço tem impacto sobre todo o mundo. Então torno-me responsável e verifico que moral e ética tem realmente fundamento.
A grande Lição é a da conectividade, que segundo Erwin Schoroedinger, um dos criadores da mecânica quântica, não é uma propriedade, mas "a propriedade". Referimo-nos à conectividade. A idéia de que nada está isolado no Universo.
E mais, pensam os físico quânticos, ao contrário do pensamento tradicional, que não existe uma realidade lá fora, independentemente do que está acontecendo aqui dentro. Referimo-nos a cada um de nós. O que acontece aqui dentro cria a realidade externa.
Somos máquinas de criar realidade.
...
Retomando a irresponsabilidade em que nos jogou o materialismo, não podemos esquecer que com ela também colaboraram as religiões fatalistas, ao afirmarem que nosso destino estava preestabelecido. Obviamente por um ser superior que jamais poderíamos contrariar.
Então, não tínhamos possibilidade de intervenção nem no Universo Material, nem em nossa vida. Um estava pronto e a outra estava predeterminada.
A Quântica nos devolveu as duas responsabilidades. Tanto de influírmos no mundo exterior, ao colapsar entre infinitas possibilidades a escolhida por nossa consciência, bem como construímos nosso destino e até nosso corpo, de dentro para fora, sendo os arquitetos de nossa existência.
E não adianta apelar para a vitimologia. Pensando, influenciamos pessoas e objetos. Alargando nossa visão, construímos nossa felicidade ou desdita.
Não são os outros, Deus ou seus inimigos que constroem nossa vida. É nossa consciência.
...
O Livre-arbítrio, Deus, Consciência, colapso, entraram para a Física, porque os físicos descobriram o Princípio da Incerteza e passaram a saber que existem as possibilidades e as probabilidades.
...
Acreditam os pensadores citados que se estes estudos se desenvolverem, Deus será objeto de ciência e não apenas de religião.
...
Hoje, sabemos que o verdadeiro conhecimento leva ao Amor, pois se tudo está conectado no Universo é amando meu próximo e ajudando-o que consigo progredir e ajudar-me."

Nenhum comentário: