-->

Páginas

domingo, 11 de julho de 2010

NOTA DE FALECIMENTO - MESTRE AUGUSTO QUEIXADA

Augusto Jerônimo da Silva faleceu no dia 10 de Julho, sábado, as 12:00 hs, na UTI do Hospital João Paulo II, em Porto Velho/RO. Nascido em Russas no Ceará, estava então com 76 anos de idade conforme informado pela família.

Ele foi vítima na quinta-feira passada de uma emboscada de dois homens em uma moto que o abordaram quando ele trafegava de carro com a esposa e em seguida efetuaram vários disparos. Atingido por quatro tiros,  ele recebeu os primeiros cuidados na Policlínica Hamilton Gondin, no bairro Tancredo Neves e depois foi encaminhado ao Hospital João Paulo II no bairro Floresta. O fato está sendo apurado pelo 8º. DP.

Augusto Jerônimo da Silva, tratado por seus discípulos como Mestre Augusto e popularmente como Augusto Queixada, foi em vida uma personalidade forte, carismática, bem controvertida, líder do "Supremo Centro Espírita Beneficente Mestre Gabriel Templo de Salomão Augusta Ordem Marçonica Rosaluz Estrela Oriental Universal Soberana União do Vegetal".

Augusto Queixada foi muito conhecido no meio cultural de Porto Velho. Um dos primeiros amos de boi-bumbá e pessoa das mais conhecidas. Foi ainda seringueiro, raizeiro, compositor, poeta, repentista, artista de circo, ótimo contador de histórias, entre outras peripécias, que como excelente humorista, sempre fazia as pessoas rirem com seu incomparável estilo nortista. Quem o conheceu de perto sabe o quanto ele defendeu a comunhão da Ayahuasca e o respeito que ele tinha para com esta mágica bebida milenar.

Ele conheceu o Mestre Gabriel ainda criança e com ele conviveu durante muito tempo, tendo acompanhado o Mestre na Umbanda e posteriormente na União do Vegetal. Conheceu também o Mestre Irineu, fundador do Santo Daime. Após o falecimento do Mestre Gabriel em 1971, na disputa pela sucessão, retirou-se da CEBUDV e criou sua própria distribuição do Vegetal, a primeira dissidência citada acima, sob críticas de muitos e admirado por um seleto grupo que o acompanhou em seu trabalho com o Vegetal.

Eu mesmo estive com ele de 1983 até 1999, quando me retirei para trilhar um caminho diferente. Apesar de minha divergência pessoal com a forma como o trabalho estava sendo conduzido em seu centro, me retirei guardando em meu coração muito respeito e consideração e faz alguns meses ainda conversei com ele por telefone.

Hoje de manha falei com alguns conhecidos em Porto Velho e também familiares que me informaram que o velório será longo, talvez 5 dias, a espera de discípulos, amigos e familiares que estão se deslocando de várias partes do país e o sepultamento será provavelmente em sua sede "Mariana" no bairro São Francisco. Me informaram ainda que ele, mesmo baleado, ainda retornou em casa para tomar um banho e beber o Vegetal antes de seguir para a Policlínica.

Para quem não o conheceu vejam neste link entrevista ao Diário da Amazônia:
http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=1049

Durante o longo tempo em que convivi com ele, muitas vezes de forma íntima já que morei em sua casa durante um tempo, fui agraciado com aprendizados dos mais diversos. Uma boa parte desses ensinamentos foram sobre a vida, confiança no Vegetal e no Mestre Gabriel, liderança pró-ativa e muita disposição para lutar pelo bem e pelo belo. Já outros ensinamentos me foram passados por minha própria consciência justamente do que não se deve fazer ao testemunhar sua personalidade forte e intempestiva.

Neste momento em que escrevo esta postagem sinto com pesar a forma como ele foi levado a realizar esta passagem tão violenta e nutro sentimentos de que Deus o tenha em bom lugar e que sua alma seja abençoada para que se corrija e retorne logo para servir a humanidade em melhores condições.

Mestre Augusto nos corrigia constantemente na forma de falar, nem sempre em concordância com as regras ortográficas ou gramaticais, por exemplo certa vez eu lhe disse que estava com dores na coluna e ele me respondeu: "é por isso mesmo que tá doendo, você tem "coluna" que é feita de cimento, já eu tenho "espinhaço" que é feita de aço !". Outra vez, realizando alguma atividade laboral intensa lhe comentei que precisava descansar e ele respondeu: "só quem morre descansa, no máximo pare um pouco para repousar".

Então Mestre Augusto agora sim, Descanse em Paz !

Luis Pereira

*Nota: meu carinho e respeito por ele não significa conivência com sua vida particular e seus atos pregressos, que como já disse, foi bem controvertida e inclusive estava cumprindo prisão domiciliar por lamentáveis fatos do passado. Agora somente a Deus cabe o seu julgamento. Por isso informo que não permitirei comentários acusatórios neste blog. Grato pela compreensão.

9 comentários:

Anônimo disse...

não conheci pessoalmente m.Augusto, porém tenho profunda admiração pelo seu trabalho incansável junto a União do Vegetal a qual sou filiada. Descanse em paz, e que o Mestre sempre esteja com o senhor.LPA

Anônimo disse...

Oi Luis,
Meu nome é Amanda, sou filha do Iran, da Fraternidade Rosa da Vida.
Tenho vontade de te conhecer, o Universo Místico é em Brasília?

Que a alma de Augusto receba tudo que precisar, pedindo a Quem tem pra dar.

Um Abraço,

Amanda.

Edilson Costa disse...

Meu nome é Edilson. Sou sócio no C.E.B.União do Vegetal, no núcleo Sabiá em Uberlândia-MG. Fico muito triste com este fato ocorrido com o Mestre Augusto Quexada. Foi na sua distribuição em Porto Velho, que pela primeira vez bebi o vegetal, que recebi das mãos de um de seus discípulos. Por mais que Mestre Augusto tenha tido passagens fortes na sua caminhada, teu valor espiritual é muito superior as infelicidades do trajeto. "Atire a primeira pedra aquele que não tiver erros".Foi um Mestre talentosíssimo, um dos mais de que já conheci.Com certeza deixou valores sublimes e importantíssimos pra caminhada de tantos irmãos. Que o Mestre Gabriel conduza teu espírito e que o querido Mestre Augusto esteja sob os símbolos da Luz, da Paz e do Amor. Saudades.

Joaquim Vidal disse...

Olá Luiz. É com muito pesar que recebemos esta notícia, da passagem do Mestre Augusto, ele sempre demonstrou o valor real da Ordem a todos os discípulos, uma pessoa de respeito honesto sincero e leal. Faço este comentário porque o conheci sei dos valores morais e étnicos que o Mestre conduzira a Ordem Maçônica Rosaluz.(Um Verdadeiro Guerreiro). Através de um mestre (Mestre Antonio) da União fui iniciado na sagrada Ordem, pra mim só conhecimento, a melhor escola que freqüentei a escola do MESTRE. Estou trilhando outro caminho, mas o respeito e a amizade que tenho por todos os irmãos da União, são de família!

O Mestre Gabriel o Conduza no seu retorno em breve, pra levar alento aqueles que buscam a verdadeira LUZ.
Fraternalmente.
Joaquim Vidal.

Joaçao disse...

Supremo Centro Espírita Beneficiente Mestre Gabriel Templo de Salomão Augusta Ordem Marçônica Rosaluz Estrela Oriental Universal Soberana União do Vegetal

Mestre Augusto foi um dos primeiros seguidores do Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal.
ele conheceu o Mestre Gabriel em um navio que viajava do Nordeste a Amazônia - Mestre Augusto vinha do Ceará e Mestre Gabriel da Bahia.
Mestre Augusto acompanhou Mestre Gabriel nos seus trabalhos na União do Vegetal, e permaneceu com ele durante todo tempo. Depois, com a morte do Mestre Gabriel em 1971, na disputa pela sua sucessão, Mestre Augusto fundou a primeira dissidência da UDV, em 1973. Mestre Augusto, uma personaliadade forte e carismática, Seu grupo enfrentou um período de amplo crescimento, se espalhando pelo Brasil.

A Ordem Marçonica Rosaluz, e uma sociedade criada pelo Mestre Augusto jerônimo da silva. uma sociedade de homens livres e de bons costumes de boa conduta e de boa moral, que sempre respeita as leis do nosso pais e os direitos humanos, nao julguem esta sociedade sem conhecimentos

Joaçalo cordeiro da silva disse...

Verdade esclarecida provando a inocência dos irmão do núcleo Mariana....vejam a reportagem correta abaixo Crime do Vegetal: Polícia prende pistoleiro acusado de matar Edvan Caçambeiro e Augusto Queixada 10/2/2011 - CapitalPoliciais das Delegacias de Patrimônio e Homicídios prenderam no início da manhã de hoje o pistoleiro Gilciclei Mendes de Camos, Vulgo Silas, 28 anos, acusado de envolvimento na morte do ex-mestre da União do Vegetal, Augusto Gerônimo Queixada, e do empresário conhecido como Edvan Caçambeiro.Considerado de altíssima periculosidade, Silas também é acusado de outros dois assassinatos, a de um corretor de imóveis no centro da capital, e de um homem conhecido por Ermilton Nascimento Reis, o Paulista, na Estrada dos Periquitos, as duas ocorridas no ano passado. Silas é apontado pela polícia como pistoleiro de aluguel.As Delegacias de Homicídios e a Patrimônio vão ouvir o pistoleiro agora para saber mais detalhes, por exemplo, quem foi o verdadeiro mandante dos assassinatos e o porquê das mortes. Silas, natural de Guajará-Mirim, já possui acusação por assalto, ocorrido em 2009, em Humaitá, no Amazonas.O acusdo foi preso na rua Jacobina, bairro Ulysses Guimarães, zona Leste de Porto Velho. Silas já está preso no presídio Urso Branco.

Anônimo disse...

mestre algusto
eu creio que igual esse homem nao existe
foi Deus quem mandou ele pra car
ele auciliou muita jente muita msmo sou grata ele pelos conselhos
mestre querido q pena q foi embora
mas ainda estar dentro de mim

suzzane rio branco ac

Anônimo disse...

Bom tipo assim,já bebi o vegetal na ordem marçônica rosa luz....Mas agora estou comungando noutra sociedade....Mas sou grato foi aonde cresci bebendo o vegetal...Então faço meu agradecimento a pessoa do mestre AUGUSTO e aos conselhos e orientações dele......A sessão do dia do aniversario fica marcado na minha memoria......MUITO BOM....

Mestre Sebastião disse...

Conheci o Me Augusto em 1983, fui seu representante de nucleo no RJ por alguns anos, aprendi um tanto de coisas com ele, me desfiliei em 1990, mas sempre guardei em meu coração respeito e carinho pela sua pessoa e sua familia, me afastei do seu conviveo por não compartilhar com sua diretrizes naquela ocasião, mas como falei, o Me Augusto era uma pessoa realmente talentosa, e seu respeito pelo vegetal e pelo Mestre Gabriel eram inspiradores. Que Deus o tenha.