-->

Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"TODO MUNDO" É MUITO SUBJETIVO

Já faz algum tempo que assuntos como Código Florestal e Belo Monte (entre outros) vem causando um reboliço na mídia e nas redes sociais.

Agora devido à Rio+20 o assunto virou assunto obrigatório em todos os telejornais e sobrecarregou as redes sociais com manifestações de todos os tipos: a favor, contra, emotivos, apelativos, sem noção, com argumentos, inteligentes, e ..... discussões e bate-bocas de todos os tipos.

Ontem tivemos dois eventos bem significativos de como as coisas estão ficando delicadas neste sentido:

1. O primeiro foi a invasão e depredação do espaço AgroBrasil por arruaceiros do MST e Via Campesina como amplamente noticiado e inclusive com participação do Greenpeace como noticiado pelo jornalismo da Band. Vejam neste link:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/espaco-da-cna-na-rio20-e-invadido-e-depredado-por-terroristas-do-mst-da-via-campesina-e-de-outros-movimentos/

2. O segundo foi em um evento com a Ministra do Meio-Ambiente Izabella Teixeira onde manifestantes perderam a razão (alguns dizem que perderam a paciência) e foram obrigados a ouvir uma aula de democracia - vejam aqui no Blog da Amazônia:
http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2012/06/22/ministra-do-meio-ambiente-quebra-silencio-sobre-belo-monte-e-codigo-florestal-nao-posso-resolver-todos-os-problemas/

A característica mais marcante que fica patente em todas as manifestações é que TODOS tem opinião formada a respeito desses assuntos e TODOS são a favor do meio-ambiente ... MAS .... nem TODOS entendem exatamente os "porquês", os "para que" e ainda pior o "como" - e o mais importante que quero considerar e motivo principal deste artigo: TODOS vão se retrair quando souberem exatamente a parte que lhes cabe.


Quem estiver acompanhando o noticiário sobre a Rio+20 vai entender perfeitamente a charge acima que sinteticamente revela o resultado da conferência, ou seja, um relatório final enfraquecido, como já era previsto a meses por quem estuda o assunto, refletindo a soma das nações, de seus governos e de seus cidadãos.

Ahhhh.... dos cidadãos não senhor! <== Um dos argumentos muito utilizados nas discussões.

Claro! - Como já ficou esclarecido: TODOS são a favor do meio-ambiente. Eu também !!!

Vou agora entregar argumentos sólidos (será?) em favor do meio-ambiente "de bandeja" tá:

http://www.senado.gov.br/noticias/DataSenado/release_pesquisa.asp?p=41

No link acima iremos encontrar uma pesquisa de opinião pública do Senado Federal que diz que 92% da população é a favor do meio-ambiente e não querem desenvolvimento que implique em poluição. Há outros números na pesquisa. Confiram!

Mas o que exatamente isso significa? - Pesquisa por telefone? Como assim? Alguém me liga e me pergunta o que eu acho do meio-ambiente? - Vou responder que o meio-ambiente é muito importante sem dúvidas. Ou seja: pesquisa completamente subjetiva sem valor estatístico real!

TODO MUNDO é a favor da PAZ e do AMOR
...mas não pise no meu calo seu fdp¨$@&#$(*%^!

Os que usam este argumento já fizeram propostas de um plebiscito, um sobre o Código Florestal e outro sobre Belo Monte, pelo que já li a respeito. Na verdade, juridicamente falando, um Plebiscito não seria o instrumento mais adequado mas um Referendo para ratificar ou derrubar a lei já aprovada. Em minha opinião isso seria ótimo. Sou a favor!

Em se instituindo os trâmites para um Plebiscito ou Referendo teremos toda uma nova discussão democrática e o mais importante: teremos horário político na televisão com tempos iguais para os argumentos dos prós e dos contras. Alguém aqui se lembra do Referendo de 2005 sobre a proibição de armas de fogo e munição? Vejam aqui como foi:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Referendo_no_Brasil_em_2005

No caso atual seria complicado estabelecer a pergunta base, mas faremos um exercício virtual - vou formular a pergunta baseado nos acontecimentos recentes:

REFERENDO DEMOCRÁTICO 2013:
Você é a favor do Brasil priorizar o meio-ambiente reduzindo drasticamente a implementação de infra-estrutura que o impactem diretamente?

Chapa pelo SIM:
VERDE BRASIL - FLORESTA FAZ A DIFERENÇA
Liderado por Marina Silva

Chapa pelo NÃO:
BRASIL AGRO SUSTENTÁVEL - CELEIRO DO MUNDO
Liderado por Kátia Abreu

Adoraria ver esse embate. Seria muito revelador. Vamos apoiar essa ideia?

Quero ver se "TODO MUNDO" vai ajudar a pagar a conta.
> Será que "TODO MUNDO" vai querer sair da zona de conforto pagando mais impostos e taxas, vendo os alimentos subindo de preço, correndo riscos de novos apagões, tendo suas vidas vigiadas pelo "Grande Olho Verde" e engolindo sapos de ver suas liberdades individuais sob a ingerência acachapante do estado...
OU
> Será que "TODO MUNDO" vai querer manter e ainda melhorar sua qualidade de vida com aumento do PIB Brasileiro, mais empregos, mais infra-estrutura, telecomunicações, eletricidade estável de boa qualidade e com preços mais competitivos...
Já estou até ouvindo as críticas: Luis, você está sendo radical! - Nã-nã-ni-nha-não! Estou sendo apenas realista e sem que com isso eu esteja sendo contra o meio-ambiente. Estou "advogando" em prol de bom senso e pé-no-chão. Desenvolvimento sustentável não pode ser sustentável com argumentos insustentáveis. Simples!

------------------------------------------------------------------

Observações:

* Um referendo sobre o Código Florestal é factível juridicamente mas sobre Belo Monte não pelo fato do mesmo não ser regulamentando por lei.

* Sobre o Código Florestal já escrevi um artigo aqui neste blog, vejam aqui:
http://liberatusconscientiae.blogspot.com.br/2012/05/reflexoes-sobre-o-codigo-florestal.html

* Sobre Belo Monte ainda pretendo escrever um artigo oportunamente.

* Em tempo: sou ambientalista e estou ajudando a pagar a conta - mas sou contrário aos argumentos falaciosos e fundamentalistas de grande parte do movimento dito "ambiental". Acredito em mudanças conciliatórias e democráticas. Acredito em educação e na pesquisa científica verdadeira. Vivo e trabalho em uma Ecovila e procuro ensinar pelo exemplo do que é possível fazer aliando 3 pilares: meio-ambiente + economia + humanismo (não necessariamente nesta ordem).

Nenhum comentário: