-->

Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CHÁ VERDE

Uma curiosidade oriental é o motivo da xícara de chá não terem alça naquela região do mundo: se você consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para consumo. Se queimar as mãos e não conseguir segurar, é porque pode fazer mal... Isso deve ser assim mesmo, pois normalmente, em termos de saúde, os orientais sabem das coisas.

Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

Diversos estudos e reportagens têm demonstrado uma série de benefícios do chá verde para a saúde. Os chineses conhecem há mais de 4.000 anos as propriedades medicinais do chá verde usando-o para tratar todo tipo de doença, de dor de cabeça à depressão.

Pesquisando em sites de artigos científicos com o pubmed pode-se encontrar uma infinidade de artigos que testam as mais diversas propriedades atribuídas ao chá-verde. A maior parte desses estudos comprova os benefícios desde que se fique atento para a qualidade do chá empregada, para o modo de preparo e para a quantidade de chá verde ingerida. Assim, tomar uma vez por mês uma xícara de chá verde de procedência duvidosa, muito quente e ainda adoçado não traz benefícios para a saúde de ninguém.

O que é o chá verde?
Em primeiro lugar a palavra chá só é corretamente empregada para os produtos que contenham a planta Camellia sinensis. O processo de fabricação do chá verde (no qual as folhas não são expostas ao sol para secagem – como é feito com o chá preto) permite que as catequinas presentes nas folhas da planta sejam preservadas. As catequinas são as substâncias encontradas no chá verde que possuem propriedades antioxidantes, elas fazem parte de um grupo de substâncias chamados flavonóides (vamos falar mais sobre eles em outros posts em breve), presentes em uma série de frutas e outros vegetais e tem características semelhantes das vitaminas.

O que significa uma substância ser antioxidante?
Ser antioxidante não significa combater o oxigênio. Significa que elas atuam contra uma reação química chamada de oxidação. Essa é a reação que causa a ferrugem no ferro, os que deixam as frutas expostas ao ar pretas. O contato do oxigênio com algumas moléculas causa essa reação que libera radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis por uma série de danos ao corpo entre eles o envelhecimento da pele.

Quanto chá verde é necessário beber para ter os benefícios?
É difícil dizer exatamente, mas a maioria das pesquisas só comprova os benefícios do chá verde para a saúde quando se toma entre 3 e 10 xícaras do produto por dia, o que dá cerca de 1,000 mg de catequinas.

Quais os benefícios para a beleza comprovados do chá verde?
Entre os diversos estudos feitos com chá verde, foi comprovado que o consumo do produto traz benefícios neurológicos, diminui a incidência de uma série de tipos de câncer como de mama, de próstata e de pele, diminui os níveis de LDL (o colesterol “ruim”) e aumenta os níveis de HDL (tendo assim efeito de diminuir o risco de doenças cardiovasculares), bem como diminui a incidência de diabetes tipo 2.

Em termos estéticos o chá verde seja ele consumido ou usado em produtos cosméticos tem poder de proteção contra os raios solares, ou seja, minimiza os efeitos da exposição solar que é a principal causa do envelhecimento da pele. Isso não significa que quem toma chá verde pode dispensar o protetor solar, mas o seu uso é potencializado e os efeitos são mais duradouros.

O chá verde também tem benefícios comprovados na saúde bucal (e ninguém discorda que a saúde dos dentes é fundamental para a beleza né?), isso porque os componentes do chá verde combatem a placa bacteriana, diminuem a incidência de cárie e a produção de tártaro.

O chá verde também tem sido estudado no combate à obesidade (se bem que para esse efeito acredita-se que o chá Oolong – um outro tipo de preparação com a mesma planta que faz o chá verde e sobre o qual falaremos em breve – tenha efeitos superiores). Estima-se que o consumo de 3 xícaras de chá verde por dia, sem açúcar obviamente, leve a uma queima adicional de 80 calorias (parece pouco, mas se multiplicarmos pelos 365 dias no ano dá 29.200 calorias!!)

Como preparar o chá verde?
Use um saquinho (ou 2-4 gramas se for usar as folhas soltas) de chá verde por xícara.
Leve a água para ferver. Depois de fervida espere a água esfriar por cerca de 3 minutos. Coloque então a água sobre o chá e deixe agir por 3 minutos. Deixe o chá esfriar novamente por mais 3 minutos. Tome sem adoçar (o açúcar além dos malefícios conhecidos ainda atua quebrando parte do efeito benéfico das catequinas presentes no chá verde).

Estudos americanos sobre os chá verde engarrafados têm concluído que no processo de industrialização a maior parte dos benefícios presentes no chá são perdidos, portanto esses produtos não substituem o chá verde preparado em casa a partir das folhas de boa qualidade.

Nenhum comentário: