-->

Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ESPIRITUALIDADE E TRANSFORMAÇÃO INTERNA

Em uma comunidade no Orkut durante uma discussão sobre se a religião é o ópio do povo eu havia respondido inicialmente que:

religião = dogmas e doutrinas = sim
religião = espiritualidade e transformação interna = não

Ao ser questionado sobre o que eu considero como "espiritualidade e transformação interna" resolvi escrever este texto. Vamos então explorar o assunto...

Se considerarmos "religião" como Dogmas e Doutrinas então a resposta é afirmativa, é ópio e entorpece, trazendo "paz", mas uma "paz" momentanea, uma "paz" fabricada, a base de medos e obediência cega, com base em "fé" inconsciente, sem resultados profundos, é água sim e mata a sede, mas é água parada, sem vida, que se bebida em grande quantidade pode envenenar.

Se considerarmos "religião" como Espiritualidade e Transformação Interna então a resposta é negativa, nunca foi, não é e nunca será ópio pois a liberdade jamais irá entorpecer, pelo contrário, é baseada na confiança em seus próprios valores e experiências íntimas.

Penso eu que a religião, como tradicionalmente se classifica, está baseada em ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé. Já a espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas as tradições

- Se formos discutir quem vai para o céu e quem vai para o inferno, se Deus é a favor ou contra o homossexualismo, o cigarro ou o aborto, se você tem que fazer penitências ou dar dízimos para sua igreja para alcançar favores divinos, então estamos discutindo religião.

- Discutir se o certo é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou o Gênesis, a Bíblia ou o Alcorão, se a yoga hinduísta é melhor ou pior que o zazen budista, então estaremos sem dúvida discutindo religião.

- Perder tempo tentando descobrir se o melhor é dar o peixe ou ensinar a pescar e se a caridade é melhor ou pior exercida pelos kardecistas, evangélicos ou católicos, isso é pura discussão religiosa.

O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai. E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixam de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretendemos ser "O Deus".

Mas quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz. Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.

Esses valores é o que venho buscando vivenciar e transmitir, talvez ainda de forma imperfeita, mas na busca sempre, com calma e tranquilidade, encontrando aqui e ali exemplos de transformação interna, de mudanças de comportamento, de superação de limites, etc.

Espiritualidade prá mim é encontrar Deus na amizade, na fala de um irmão, na canção do alvorecer, no sorriso de uma criança, na alegria de um cãozinho, no arco-íris multi-colorido e nas lágrimas de um arrependimento sincero.

Transformação Interna é ver os resultados de uma prática dando frutos no dia a dia, em todas as nossas relações, na resignação e aceitação do que não pode ser mudado, na superação valente de mudar o que se pode mudar, no reencontro com o simples e no silêncio das estrelas, no milagre de uma borboleta !



Luis Pereira

Nenhum comentário: