-->

Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

COMPROMETA-SE

por: David Simon

Quanto mais você aceitar tanto seu lado bom quanto o ruim, tanto menos crítico será para com as pessoas que o cercam.

Se estivermos dispostos a agir de forma honesta, cada relacionamento pode tornar-se um espelho.

Quando reagimos com irritação desproporcional ao comportamento de outra pessoa, isso normalmente acontece porque tal atitude espelha algo que não queremos perceber em nós mesmos. Ao identificar e aceitar as múltiplas facetas de sua natureza, você estará se capacitando a aceitar com maior facilidade as pessoas e, portanto, a viver mais em paz consigo e com as pessoas que importam em sua vida.

Sob uma perspectiva espiritual, a meta do amor consiste em enxergar você no outro e o outro em você. Este estado de consciência unificadora é a expressão da divindade na humanidade.

Ao se sentir confortável dentro de si, seu contentamento interior ajuda naturalmente aqueles que estão ao seu redor a se sentirem mais confortáveis.

Um coração repleto de compaixão transmite a mensagem: “Reconheço você... Conheço você... Aceito você." Você pode assumir um risco, indo além de seus limites normais, mas isso significa mover-se para fora de sua zona de segurança... vale a pena.

Abraçar o desconhecido nos oferece nossa maior oportunidade de crescimento pessoal, enquanto desperta nossos maiores temores.

Quando você se apaixona torna-se uma pessoa diferente... existem vários tipos de relacionamentos apaixonantes...

O amor expande nosso sentido de nós mesmos, algo que, uma vez expandido, jamais retorna a seu tamanho original. Uma vida desfrutada em amor é a única vida que vale a pena.

Como citado em Coríntios, sem amor, o conhecimento e a caridade são vazios.

Entre a fé, a esperança e o amor, o amor é o maior.

Comprometa-se a amar sob todas as suas expressões. Mesmo depois de tanto tempo, o sol nunca diz para a terra, “você me deve”.

Veja o que acontece com um amor como este, Ele ilumina o céu inteiro.

Libertar-se de hábitos exige atenção focada e força de vontade. Os hábitos preenchem necessidades.

Para abandonar um comportamento indesejável, você deve substituí-lo por um que o gratifique.

À medida que você trouxer para o seu cotidiano influências que apóiem seu bem estar emocional e físico, o alívio temporário que seu antigo hábito lhe oferecia será substituído por conforto e harmonia duradouros.

Procure relacionamentos e comunidades que reforcem seu compromisso de adotar escolhas que promovam a vida.

Somos a soma das escolhas que fizemos.

Lembre-se a cada momento: todo mundo faz seu melhor, com base em seu atual estado de consciência.

Das amebas unicelulares aos seres humanos com trilhões de células, a dança da vida inclui a alternância entre pausa e o movimento.

A vitalidade e o entusiasmo são frutos de uma vida em harmonia com os ritmos da natureza.

----------------------------------------------------------------------------------

O texto acima refere-se a uma compilação de frases retiradas de um livro.

Necessidades do corpo atendidas, desejos da mente satisfeitos, paz da alma conquistada. Viver em perfeita sintonia é possível, sim, desde que haja comprometimento. Este é o segredo do médico David Simon, uma das maiores autoridades no uso eficaz das práticas holísticas e cuidados com a saúde, autor do livro Comprometa-se: Transforme suas intenções em decisões, lançado no Brasil pela Alegro, da Campus/Elsevier.

"Compromisso implica ação. Quando assume um compromisso, você se dedica a um curso de ação que acredita resultar no aumento da felicidade e do bem-estar. A materialização de um compromisso se dá quando suas intenções automaticamente se transformam em sua maneira de funcionar no mundo" - acho essa frase simplesmente fantástica. É necessário que nos comprometamos com coisas prazerosas, para que assim, a palavracompromisso não soe como um peso na nossa vida.
David Simon utiliza a experiência de mais de três décadas como médico para mostrar como os desafios dos pacientes assumem facetas diferentes em suas vidas. Segundo ele, não importa o motivo pelo qual uma pessoa procure um médico, inevitavelmente existe uma experiência anterior de desconforto - física ou emocional - e da qual quer se livrar.

Comprometa-se! descreve a correlação entre a física, a medicina moderna e alguns conhecimentos milenares. Simon quer conduzir o leitor através das complexidades da psique humana e orientá-lo nas práticas de reflexão, meditação e relaxamento para resolver as angústias, a raiva e as irritações do cotidiano.

O autor demonstra conhecimentos milenares do Ayurveda, que possuem total aplicabilidade nos dias de hoje. A Ayurveda é a ciência da saúde mais antiga da humanidade, com mais de 5000 anos de existência.

A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

Para o autor, compromisso é uma intenção muito bem direcionada no sentido da realização dos desejos mais profundos. "O compromisso, que é fundamentado no mais intenso sentido da conscientização, resulta na auto-realização desses desejos", diz.

Compromissos com liberdade, autenticidade, aceitação, relaxamento, totalidade, perdão, amor, abundância, verdade, paz e, finalmente, um compromisso com a comemoração são as propostas de David Simon para transformar intenções em realidade.
Leia Mais ►

terça-feira, 20 de julho de 2010

SERÁ MESMO QUE VOCÊ É SUBSTITUÍVEL?

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um, ameaça: "ninguém é insubstituível".

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E Beethoven ?

- Como? - encara o gestor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio.....

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.

Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo, continuam achando que os profissionais são peças dentro da "máquina" (organização) e que, quando sai um, é só encontrar outro para pôr no lugar.

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? etc...

Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora de os líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus "erros/deficiências".

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico.

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro.

Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se o gerente/coordenador, ainda está focado em "melhorar as fraquezas" de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de líder/técnico que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E, na gestão dele, o mundo teria perdido todos esses talentos.

Seguindo esse raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos, não haveria montanhas, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões "foi pra outra morada". Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a "partida" de nosso irmão Zacarias, e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível".

Portanto, nunca esqueça: Você é um talento único. Com toda certeza ninguém substituirá você!

Sou um só, mas, ainda assim, sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.

No mundo sempre existirão pessoas que vão amar você pelo que você é, e outras que vão odiá-lo pelo mesmo motivo. Acostume-se a isso e viva sempre de cabeça erguida e com muita paz de espírito.

Todo ser humano deveria olhar o lado bom das pessoas, deixar que suas qualidade se aflorem para que os talentos apareçam. Olhar o outro com um olhar sincero, buscar qualidades, fazer elogios sinceros e com fundamentos parece algo bobo e banal, mas que faz milagres, muda em 100% os relacionamentos

Texto Original escrito por Celia Spangher - Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores


Readaptação do texto escrito por Talita Martins

fonte:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sera-mesmo-que-voce-e-substituivel/45038/
Leia Mais ►

quinta-feira, 15 de julho de 2010

GERENCIAMENTO DOS PENSAMENTOS

Cristo tinha razão: há uma ansiedade inerente ao ser humano, ligada à construção de pensamentos, influenciada pela carga genética, por fatores psíquicos e sociais. Somos a espécie que possui o maior de todos os espetáculos, o da construção dos pensamentos. No entanto, muitas vezes usamos o pensamento contra nós mesmos, para gerar uma vida ansiosa. Os problemas ainda não ocorreram, mas já estamos angustiados por eles. O capítulo 6 de Mateus diz: “Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã... Basta a cada dia o seu próprio mal.” Cristo queria vacinar seus discípulos contra o estresse produzido por pensamentos antecipatórios. Não abolia as metas e prioridades bem estabelecidas, mas queria que os discípulos não gravitassem em torno de problemas imaginários.

Muitos de nós vivemos o paradoxo da liberdade utópica. Por fora somos livres porque vivemos em sociedades democráticas, mas por dentro somos prisioneiros, escravos das idéias dramáticas e de conteúdo negativo que antecipam o futuro. Há diversas pessoas que gozam de boa saúde, mas vivem miseravelmente pensando em câncer, infarto, acidentes, perdas.

O ensinamento de Cristo relativo à ansiedade era sofisticado, pois, para praticá-lo, seria necessário conhecer uma complexa arte intelectual que todo ser humano tem dificuldade de aprender: a arte de gerenciar pensamentos.

Governamos o mundo exterior, mas temos enorme dificuldade em gerenciar nosso mundo interior, o dos pensamentos e das emoções. Somos subjugados por necessidades que nunca foram prioritárias, pelas paranóias do mundo moderno: o consumismo, a estética, a segurança. Assim, a vida humana, que deveria ser um espetáculo de prazer, torna-se um espetáculo de terror, de medo, de ansiedade. Nunca tivemos tantos sintomas psicossomáticos: cefaléias, dores musculares, fadiga excessiva, sono perturbado, transtornos alimentares como a bulemia e a anorexia nervosa, etc. Uma parte significativa dos adolescentes americanos tem problemas de obesidade, e a ansiedade é uma das principais causas desse transtorno.

Cristo tanto prevenia contra a ansiedade como discursava sobre o prazer de viver. Dizia: “Olhai os lírios dos campos” (Mateus 6:28). Queria que as pessoas fossem alegres, inteligentes, mas simples. porém, assim como seus discípulos, nós não sabemos contemplar os lírios do campos, ou seja, não sabemos extrair o prazer dos pequenos momentos da vida. A ansiedade estanca esse prazer. Apesar de o mestre da escola da vida discursar sobre a ansiedade e suas causas, sua proposta em relação ao sentido da vida e ao prazer de viver era tão surpreendente que, chocam a psiquiatria, a psicologia e as neurociências.

Ao longo de quase duas décadas pesquisando o funcionamento da mente humana, compreendi que não há ser humano que não tenha problemas no gerenciamento dos seus pensamentos e emoções, principalmente diante dos focos de tensão. O maior desafio da educação não é conduzir as pessoas a executarem tarefas e dominarem o mundo que as cerca, mas conduzi-las a liderar seus próprios pensamentos, seu mundo intelectual.

Cristo não freqüentou escola, não estudou as letras, mas foi o Mestre dos Mestres na escola da vida. Era tão sofisticado em sua inteligência que praticava a psiquiatria e a psicologia preventiva quando estas nem ensaiavam existir.

(Excertos do livro “O Mestre dos Mestres” de Augusto Cury)
Leia Mais ►

quarta-feira, 14 de julho de 2010

QUE MARAVILHA É NOSSO CÉREBRO

Se você conseguir ler as primeiras palavras, teu cérebro decifrará automaticamente o restante...

3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.

C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0.

0 R3570 3 F3170 D3 4R314.

804 S3M4N4 P4R4 70D05!!
Leia Mais ►

domingo, 11 de julho de 2010

NOTA DE FALECIMENTO - MESTRE AUGUSTO QUEIXADA

Augusto Jerônimo da Silva faleceu no dia 10 de Julho, sábado, as 12:00 hs, na UTI do Hospital João Paulo II, em Porto Velho/RO. Nascido em Russas no Ceará, estava então com 76 anos de idade conforme informado pela família.

Ele foi vítima na quinta-feira passada de uma emboscada de dois homens em uma moto que o abordaram quando ele trafegava de carro com a esposa e em seguida efetuaram vários disparos. Atingido por quatro tiros,  ele recebeu os primeiros cuidados na Policlínica Hamilton Gondin, no bairro Tancredo Neves e depois foi encaminhado ao Hospital João Paulo II no bairro Floresta. O fato está sendo apurado pelo 8º. DP.

Augusto Jerônimo da Silva, tratado por seus discípulos como Mestre Augusto e popularmente como Augusto Queixada, foi em vida uma personalidade forte, carismática, bem controvertida, líder do "Supremo Centro Espírita Beneficente Mestre Gabriel Templo de Salomão Augusta Ordem Marçonica Rosaluz Estrela Oriental Universal Soberana União do Vegetal".

Augusto Queixada foi muito conhecido no meio cultural de Porto Velho. Um dos primeiros amos de boi-bumbá e pessoa das mais conhecidas. Foi ainda seringueiro, raizeiro, compositor, poeta, repentista, artista de circo, ótimo contador de histórias, entre outras peripécias, que como excelente humorista, sempre fazia as pessoas rirem com seu incomparável estilo nortista. Quem o conheceu de perto sabe o quanto ele defendeu a comunhão da Ayahuasca e o respeito que ele tinha para com esta mágica bebida milenar.

Ele conheceu o Mestre Gabriel ainda criança e com ele conviveu durante muito tempo, tendo acompanhado o Mestre na Umbanda e posteriormente na União do Vegetal. Conheceu também o Mestre Irineu, fundador do Santo Daime. Após o falecimento do Mestre Gabriel em 1971, na disputa pela sucessão, retirou-se da CEBUDV e criou sua própria distribuição do Vegetal, a primeira dissidência citada acima, sob críticas de muitos e admirado por um seleto grupo que o acompanhou em seu trabalho com o Vegetal.

Eu mesmo estive com ele de 1983 até 1999, quando me retirei para trilhar um caminho diferente. Apesar de minha divergência pessoal com a forma como o trabalho estava sendo conduzido em seu centro, me retirei guardando em meu coração muito respeito e consideração e faz alguns meses ainda conversei com ele por telefone.

Hoje de manha falei com alguns conhecidos em Porto Velho e também familiares que me informaram que o velório será longo, talvez 5 dias, a espera de discípulos, amigos e familiares que estão se deslocando de várias partes do país e o sepultamento será provavelmente em sua sede "Mariana" no bairro São Francisco. Me informaram ainda que ele, mesmo baleado, ainda retornou em casa para tomar um banho e beber o Vegetal antes de seguir para a Policlínica.

Para quem não o conheceu vejam neste link entrevista ao Diário da Amazônia:
http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=1049

Durante o longo tempo em que convivi com ele, muitas vezes de forma íntima já que morei em sua casa durante um tempo, fui agraciado com aprendizados dos mais diversos. Uma boa parte desses ensinamentos foram sobre a vida, confiança no Vegetal e no Mestre Gabriel, liderança pró-ativa e muita disposição para lutar pelo bem e pelo belo. Já outros ensinamentos me foram passados por minha própria consciência justamente do que não se deve fazer ao testemunhar sua personalidade forte e intempestiva.

Neste momento em que escrevo esta postagem sinto com pesar a forma como ele foi levado a realizar esta passagem tão violenta e nutro sentimentos de que Deus o tenha em bom lugar e que sua alma seja abençoada para que se corrija e retorne logo para servir a humanidade em melhores condições.

Mestre Augusto nos corrigia constantemente na forma de falar, nem sempre em concordância com as regras ortográficas ou gramaticais, por exemplo certa vez eu lhe disse que estava com dores na coluna e ele me respondeu: "é por isso mesmo que tá doendo, você tem "coluna" que é feita de cimento, já eu tenho "espinhaço" que é feita de aço !". Outra vez, realizando alguma atividade laboral intensa lhe comentei que precisava descansar e ele respondeu: "só quem morre descansa, no máximo pare um pouco para repousar".

Então Mestre Augusto agora sim, Descanse em Paz !

Luis Pereira

*Nota: meu carinho e respeito por ele não significa conivência com sua vida particular e seus atos pregressos, que como já disse, foi bem controvertida e inclusive estava cumprindo prisão domiciliar por lamentáveis fatos do passado. Agora somente a Deus cabe o seu julgamento. Por isso informo que não permitirei comentários acusatórios neste blog. Grato pela compreensão.
Leia Mais ►